Pau D´Arco Extrato Novo Horizonte
Descrição
O Pau d’Arco é uma planta amplamente reconhecida e utilizada há séculos pelas tribos indígenas da Amazónia devido às suas múltiplas aplicações medicinais. A sua composição inclui cerca de 15 compostos quinónicos, entre os quais se destacam o lapachol e a β-lapachona (ambos naftoquinonas), a tabebuína (antroquinona) e a xiloidona (desidro-β-lapachona).
Atualmente, estão comprovadas as propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas (especialmente contra o género Candida) e anti-inflamatórias do Pau d’Arco. Os seus benefícios terapêuticos derivam, sobretudo, das naftoquinonas, com especial destaque para o lapachol, que possui a capacidade de eliminar microrganismos responsáveis por diversas doenças e infeções. Assim, esta planta revela-se eficaz no combate a bactérias, vírus e fungos, auxiliando na redução de inflamações e no fortalecimento do sistema imunitário.
Com uma ação antibiótica, o Pau d’Arco é recomendado como adjuvante na prevenção e tratamento de gripes, amigdalites, infeções urinárias e bronquites. Além disso, devido às suas propriedades regeneradoras dos tecidos e hemostáticas, é frequentemente utilizado para acelerar a cicatrização de feridas internas, como úlceras gástricas e duodenais. O seu efeito anti-anémico também é notável, pois estimula a produção de glóbulos vermelhos e hemoglobina através da ativação da medula óssea. Adicionalmente, exerce um efeito hipoglicemiante, sendo um recurso valioso no controlo da diabetes.
Há ainda registos do uso do Pau d’Arco no tratamento de diversas condições imunológicas, incluindo asma, eczema e psoríase. Os seus saponósidos, compostos ativos, conferem-lhe propriedades diuréticas ao promoverem o aumento da circulação sanguínea nos rins. Além disso, esta planta contribui para a manutenção da saúde vascular, melhorando a permeabilidade capilar e a microcirculação, fatores essenciais para a regulação da pressão arterial. Assim, é tradicionalmente reconhecida pelo seu papel na promoção de uma circulação sanguínea equilibrada e na estabilização da pressão vascular.